Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

Orientações para o Exame de Ressonância magnética

01. Nunca usar joias ou portar objetos metálicos ao fazer um exame de ressonância magnética!

Nenhum tipo de metal é autorizado. Sempre deixar no vestiário ou locker disponível na clínica.

Esses cuidados são necessários porque o aparelho cria um campo magnético que pode atrair, desalojar e mover o metal. Pacientes que se enquadre em alguns dos casos abaixo precisam certificar-se em comunicar o médico solicitante, a equipe do agendamento do exame e a equipe de enfermagem que irá prestar o atendimento.

  • Marca passo;
  • Clip de aneurisma;
  • Implante ouvido;
  • Fixadores ortopédicos externos metálicos, não removíveis.


02. Contraste: precisa?

A maioria dos exames de ressonância magnética são realizados sem uso do contraste (medicação injetada na veia para melhorar a visibilidade de lesões). A solicitação do uso do contraste pode ser feita pelo médico solicitante ou pelo radiologista da clínica SUSGA, após avaliação da indicação do exame. No entanto, só será usado mediante autorização do paciente e se aprovado no questionário de segurança do uso do contraste (questionário). Para a realização dos exames de Ressonância Magnética, o paciente deve tomar as suas medicações habituais normalmente (anti-hipertensivos, medicamentos para diabetes e medicamentos de uso contínuo), com pouca água.


03. Claustrofobia

A maioria das pessoas não tem nenhuma dificuldade ou desconforto em realizar a ressonância magnética. Em geral, o paciente é posicionado deitando, permanecendo imóvel em média de 10 a 20 minutos por exame, sendo que a parte a ser examinada fica posicionada dentro do túnel. Este túnel é aberto nas suas duas extremidades e em geral possui 60 cm de diâmetro e seu comprimento varia de 1,60 metros a 2,00 metros.


Para pessoas claustrofóbicas (medo de lugar fechado) é importante lembrar que durante todo exame, o paciente é monitorado em tempo integral pela equipe operacional através de uma campainha que fica em seu poder, e a qualquer incômodo basta acioná-la para que esta emita um sinal sonoro de alerta.


Em casos extremos de claustrofobia, o paciente pode solicitar a realização do exame em equipamento aberto que possui qualidade de imagem inferiores ao equipamento fechado. Obs.: Nem todos os exames são realizados no aparelho aberto.


04. Posicionamento nas máquinas de ressonância magnética

A maioria dos exames é feita com paciente confortavelmente deitado de barriga pra cima. No entanto, existem exceções como a ressonância das mamas e de punhos/mão, que é realizada com o paciente posicionado deitado de barriga para baixo.


O posicionamento influencia na qualidade do exame. Em situações extremas quando não é possível ficar numa posição devido a dor ou a uma lesão é necessário que o paciente converse com a equipe operacional e assim definir uma possível posição alternativa.


O importante é sempre estra confortável na posição e você conta com equipe treinada e experiente para garantir o melhor exame possível.


05. O barulho

Estar dentro de um aparelho de ressonância magnética pode sim dar a sensação de estar preso. Mas todos os ruídos e batidas são normais. As imagens são obtidas durante o barulho. Fique calmo e respire normalmente.


06. Preparação

Geralmente, o tempo de jejum indicado é de 4 horas pois, apesar de não ser frequente, pode ser necessário o uso de contraste.


07. Tatuagens ou maquiagem definitiva

As tatuagens ou maquiagem definitiva recentes podem eventualmente sofrer aquecimento durante o exame. Neste caso, basta o paciente sinalizar a equipe operacional, caso sinta algum desconforto que o exame é suspenso no mesmo momento.


08. Respiração

Procure manter uma respiração tranquila e relaxada. Em alguns exames são necessários um controle maior sobre a respiração (ex. abdômen, pelve, próstata,..) muitas vezes sendo necessário a apneia por alguns minutos. Um treinamento antes do exame com o técnico será realizada.


Dica durante o exame é:
» Inspirar contando ate 3;
» Expirar (soltar) contando até 6.