Exames

 Home / Exames

Ressonância magnética 1,5T (alto campo) e Ressonância magnética aberta

A ressonância magnética tornou-se o mais moderno e o mais perfeito exame de diagnóstico por imagem, fornecendo-as em alta definição dos órgãos internos do corpo através da utilização de um campo magnético. Ela consegue, além de fornecer imagens mais detalhadas, detectar anomalias que os exames anteriores não conseguiam.

Tomografia computadorizada multislice

É um procedimento não invasivo, baseado nos mesmos princípios técnicos da radiografia digital. O equipamento permite a realização de diagnósticos precoces com capacidade de avaliar detalhadamente diversos órgãos do corpo com imagens de alta definição. O procedimento realiza múltiplas fatias em tons de cinza que transformam as imagens em 3D facilitando a visualização dos médicos.

Mamografia digital

A mamografia digital é um exame de raios-X semelhante à convencional mamografia, com imagem mais definida e visualização mais detalhada, auxiliando principalmente no diagnóstico precoce de câncer de mama. Ele utiliza menos tempo de exposição à radiação, sendo também mais confortável para as pacientes. Com ele as imagens são projetadas em alta resolução, proporcionando a melhor avaliação do tecido mamário.

Raio-X digital

O procedimento que não utiliza filmes, por esse motivo o paciente fica menos exposto a radiação. As radiografias digitais possuem uma placa de circuitos sensíveis aos raios que geram imagens digitais e enviam para o computador, onde são manipuladas diretamente pelo médico. O exame é usado para diagnosticar fraturas e alguns traumas nos ossos.

Densitometria óssea

Exame que quantifica e detecta a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa. É principalmente usado para diagnosticar a osteoporose de forma precisa a densidade mineral dos ossos. Ele avalia a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio, áreas que estão mais sujeitas ao risco de fraturas.
O procedimento apresenta ainda duas vantagens: é rápido e produz baixa exposição à radiação. As contraindicações são para mulheres grávidas ou com suspeita gravidez, por conta da radiação, pessoas que fizeram exame com contraste de iodo ou bário ou cirurgia ortopédica extensa e prótese extensa na região avaliada ou pacientes obesos.

Videoendoscopia

Geralmente esse procedimento é usado para detectar doenças no aparelho digestivo e outros processos inflamatórios, além de avaliar a eficácia de tratamentos. É simples e bastante seguro, pois gera imagens de alta resolução. É um exame muito sensível, permitindo ao médico visualizar a maioria das anormalidades. Além do diagnóstico, procedimentos terapêuticos podem ser realizados durante o exame. Se necessário, pequenas amostras de tecido, (biópsias), podem ser colhidas de modo indolor, para análise microscópica.

Medicina fetal

É um procedimento não invasivo que tem como principal vantagem à rapidez e precisão do diagnóstico e faz o acompanhamento detalhado de gestações através da ultrassonografia. Auxilia ainda na detecção de anomalias genéticas como a síndrome de Down.

Ultrassonografia 3D / 4D

É o exame que mais se aprimorou com o avanço da tecnologia. Por ter ausência de contraindicações, seu uso é em larga escala nas especialidades médicas. Com ele é possível conseguir imagens realistas e quase fotográficas de bebês em qualquer fase da gestação. Não utiliza radiação ionizante e permite estudos dos movimentos das estruturas corporais em tempo real.

Punções / biópsias

São feitas, em geral para colher material para ser avaliado por um especialista. É a partir dele que é possível obter informações sobre lesões e algumas doenças.
O procedimento é considerado minimamente invasivo e permite a programação da cirurgia mais adequada quando necessária.

Ecocardiograma Bidimensional com Doppler Colorido

É um exame de ultrassom que permite obter informações sobre a anatomia ou morfologia do coração. São feitos registros a partir de pontos específicos do tórax transferidos para um monitor para visualizar os diferentes ângulos do órgão. Ele ajuda na detecção de alterações estruturais e/ou funcionais do coração.