Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

Tuberculose está entre maiores causas de morte no mundo

Postado: 8 de janeiro de 2016

Por ano são registrados 9,6 mil novos casos de tuberculose no mundo. Apenas em 2014, 1,5 milhão de pessoas morreram em razão da doença. Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a tuberculose já divide a liderança com a AIDS e desponta como a maior causa de mortes no mundo.

Entre os novos casos registrados no mundo, 54% deles estão na China, Indonésia, Nigéria e Paquistão. O Brasil fica entre os 22 países considerados de “alta incidência” da doença. No ano passado, 81 novos casos foram detectados por aqui.

Segundo a OMS, os novos remédios, tecnologia para o diagnóstico e uma maior atenção dos governos para a doença conseguiram salvar 43 milhões de vidas no período entre 2003 e 2015. Por ano, houve uma redução de 1,5% da incidência da tuberculose. Durante todo o período, a queda foi de 18%.

Ainda assim, a Organização alerta que são necessários mais investimentos para a criação de uma vacina para tuberculose. “Existem avanços. Mas, se o mundo quer colocar um fim a essa epidemia,  é preciso investir em pesquisa e aumentar os serviços”, declarou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

Um dos maiores desafios hoje é detectar todos os casos de tuberculose. Segundo estimativas, 37% dos casos não são diagnosticados ou não são informados ao sistema de saúde. Além disso, há falta de tratamento para todos os infectados.

Sintomas

A tubertculose é uma doença infectocontagiosa, causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões do doente. Ainda assim, ela também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges.

Os sintomas mais frequentemente descritos são:

– Cansaço excessivo;
– Tosse seca e contínua no início, e com presença de secreção após quatro semanas. Na maioria das vezes, ela se transforma posteriormente em uma tosse com pus ou sangue;
– Febre baixa, geralmente à tarde;
– Falta de apetite;
– Sudorese noturna;
– Palidez;
– Emagrecimento acentuado;
– Fraqueza;
– Rouquidão
– Prostração.

Além disso, casos mais graves podem também apresentar dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue; acúmulo de pus na pleura, podendo ocorrer dor torácica e colapso do pulmão.

Vale lembrar que a tuberculose tem transmissão direta e que, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão da doença.
FONTE: TA CERTO

Publicado por: Susga Diagnostico

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


8 + seis =

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo