Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

Problemas no joelho? A culpa pode ser sobrepeso

Postado: 11 de julho de 2016

Você sabia que cada quilo do corpo equivale a 6 vezes a tensão exercida sobre o joelho?
Estudo realizado nos EUA revela que pessoas com problemas de peso podem aliviar a dor da artrose no joelho, se perderem apenas 10% do seu peso corporal por meio de dieta e exercício físico. Os cientistas afirmam que pessoas que sofrem com dores no joelho por conta da artrose devem procurar um especialista, a fim de iniciar um programa de dieta e exercícios adequados às suas necessidades. Quem nunca sofreu com dores nas costas, nos joelhos ou nos ombros? Dores crônicas nessas regiões do corpo atingem aproximadamente 15 milhões pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Quando não é tratada, esse tipo de dor e inflamação nas articulações pode evoluir para doenças graves, como a osteoartrite. E não é somente a terceira idade que precisa ficar atenta – as dores nas articulações podem atingir qualquer faixa etária. 
Confira os cuidados para acabar com as dores nas articulações e ainda prevenir que esse desgaste evolua para uma doença no futuro:
CONTROLE DE PESO – Estar acima do peso pode aumentar a pressão sobre as articulações. Esse aumento também pode alterar a maneira de andar da pessoa, intensificando as dores. Além disso, a obesidade normalmente está associada a hábitos sedentários e músculos menos tonificados.
FAÇA EXERCÍCIOS – A prática de exercícios físicos é essencial para manter as articulações funcionando bem, já que as eles ajudam a melhorar o equilíbrio e controlar o excesso de peso. Além disso, exercícios que fortalecem os músculos diminuem a sobrecarga nas articulações e favorecem o alívio de dores. Músculos fortes dão maior estabilidade ao corpo, tirando a tensão de articulações.
MUDANÇA NA DIETA – A ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como leite e seus derivados, couve e espinafre, é importante para manter a densidade dos ossos elevada, evitando desgastes e problemas como a osteoporose.
NÃO FIQUE SENTADO O TEMPO TODO – Quanto mais as articulações são usadas, maior será sua lubrificação e sua eficiência. Por isso, pessoas que permanecem longos períodos sentadas possuem mais chances de sofrer dores nas articulações do corpo.
DÊ UM DESCANSO PARA OS PÉS – O salto alto, por concentrar praticamente todo o peso no corpo nos dedos e na ponta do pé, pode causar dores crônicas nessa região se for usado com muita frequência. Além disso, faça alongamentos. A maioria das pessoas alonga-se um pouco antes ou depois de uma atividade física, mas o alongamento deve ser incorporado em sua rotina diária.

 

Publicado por: Susga Diagnostico

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


nove × 7 =

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo