Carregando...

Central de marcação: (21) 3799.8999 | (21) 2602.3750 | (21) 98604.3860

Os melhores exercícios aquáticos para idosos

Postado: 14 de março de 2016

Exercícios físicos regulares são indispensáveis para manutenção da saúde. No caso dos idosos, no entanto, a prática deve ser adotada com moderação e cuidado, visando a condicionar o corpo gradativamente.


Por isso, é necessário se exercitar entre 5 a 10 minutos todos os dias e, preferencialmente, sob a supervisão de um profissional capacitado (fisioterapeuta ou educador físico). Aos poucos, a pessoa terá maiores resistência e flexibilidade, necessários para exercícios de longa duração (podendo chegar a 30 minutos diários).

Os exercícios aquáticos são uma alternativa divertida para aqueles que não apreciam a rotinas das academias ou centros de reabilitação física. Além de refrescantes, eles ajudam no condicionamento físico e até mesmo na sociabilidade e autoestima de quem pratica.

Os mais apropriados para os idosos

Natação – Por colocar todos os músculos do corpo em movimento, é um esporte tão abrangente quanto exigente. Independentemente da idade, seus exercícios melhoram o ritmo cardíaco, a respiração e aumentam a resistência e flexibilidade do corpo. Além disso, a natação queima calorias (uma hora de prática desgasta entre 500 a 650 calorias), ajudando a pessoa a manter-se em forma.

Hidroginástica – São exercícios aeróbicos que aumentam o ritmo cardíaco, melhoram a saúde pulmonar e ajudam na perda ou controle do peso, realizados dentro d’água.

Musculação – Também conhecida como exercícios de resistência, ela auxilia pessoas na terceira idade a realizarem ações diárias com mais segurança, como caminhar pela casa sem risco de quedas.

Ao realizá-los dentro d’água, não são necessários pesos ou outros equipamentos, uma vez que a própria água oferece resistência ao movimento e isso, por si só, já é um excelente exercício. Outra vantagem é que a flutuação ajuda a reduzir o impacto da atividade nos joelhos, tornozelos e quadris.

Técnicas de relaxamento – Elas podem ser utilizadas dentro d’água, aliviando a tensão muscular e as dores nas articulações. Também podem ajudar a reduzir a pressão arterial, o ritmo cardíaco e o stress.

Exercícios de equilíbrio – Existem muitos exercícios aquáticos que promovem o equilíbrio do corpo, como o yoga ou Tai Chi. Ao realizá-los dentro de água, a atividade fortalecerá a postura e a estabilidade da pessoa, reduzindo os riscos de quedas e consequentes traumas ou lesões.


FONTE: CUIDAMOS

Publicado por: Susga Diagnostico

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


8 − quatro =

Susga

Clínica Susga

Medicina Diagnóstica
Com 40 anos de história, a Clínica Susga é referência no mercado em exames de diagnósticos por imagem na região de São Gonçalo e Leste Fluminense...
Perfil Completo